News Update :
Home » » Estado, Governo, Sociedade

Estado, Governo, Sociedade

Segundo Bobbio a história é um labirinto. Devemos procurar por nos mesmos a saída, aprendendo como com o que já passou.
A democracia passou por vários desafios e apenas seu estudo fez com que ela ainda existisse. Bobbio foi um grande estudioso da política, que teve muitas obras traduzidas para o português.
A dicotomia entre esquerda e direita sempre sobreviveu, diz Bobbio, mesmo muitos dizendo o contrario. Por isso Bobbio diz que escreveu e ensinou para achar a saída do labirinto. A abrangência das obras de Bobbio é vasta: da filosofia do direito à ética, da filosofia política à história das  ideias, sem esquecer os grandes debates contemporâneos, invariavelmente analisados com lucidez, elegância e coerência filosófica. 
Bobbio admite que a democracia resistiu a todas as guerras, mas a vitória não é definitiva. Aliás, "numa visão liberal e realista da história, nada é definitivo". A dúvida de Bobbio - a quem alguns consideram ser pessimista em relação à forma de governo democrática - é sobre se a democracia se expandirá ou, ao contrário, caminhará para uma gradual extinção. 
Na Ásia, por exemplo, ganham força regimes que "nos fazem pensar no despotismo esclarecido das monarquias absolutistas do século XVIII", lamenta o filósofo. E acrescenta: "No despotismo iluminado de ontem e de hoje, a figura do homem servo, mas feliz, substitui aquela que nos é mais familiar através da tradição do pensamento grego e cristão do homem inquieto, mas livre. Qual das duas formas de convivência está destinada a prevalecer no futuro próximo, ninguém está em condições de prever". Podemos dizer que, se conhecesse de perto a realidade latino-americana, Bobbio afundaria de vez no pessimismo.

Share this article :
 
Design Template by panjz-online | Support by creating website | Powered by Blogger