News Update :
Home » » Globalização

Globalização

A palavra globalização tem origem no vocábulo GLOBAL, que significa TODO e TUDO, mas a expressão em si reflete um fenômeno capitalista, quando forças econômicas, de vários países, se juntam para facilitar importações e exportações, ou seja, saída de mercadorias (exportações) e chegada (importações)

Tem origem no século XV (15) na Europa, quando houve sensível queda de custos dos transportes e aumento de relações comerciais entre vários países.

Um sinal de globalização começou no século XX (20) com a manipulação das comunicações, através de um pacote cultural-ideológico dos Estados Unidos, ao instituir, em 1941, o Repórter Esso, uma síntese noticiosa de cinco minutos em 14 países do continente americano.

A partir do fim da 2ª.guerra mundial, 1944, praticamente começa a globalização econômica com a instituição do dólar como moeda universal e a criação do FMI e das Nações Unidas, ato que se deu na cidade americana de Bretton Woods, um ano antes, pois da rendição da Alemanha, em maio de 1945.

A troca de produtos entre nações é um sintoma da globalização, o que faz firmar a doutrina econômica neoliberal.

Os países emergentes como Brasil, Índia, Paquistão, estão situados dentro da globalização através do fornecimento de matérias-primas e produtos agrícolas, com que aumentam o saldo comercial.

                                               *************

1ª.pergunta: O que é a globalização?

2ª.pergunta: Como teve origem este fenômeno capitalista?

3ª.pergunta: Quando foi criada a ONU, FMI e a moeda universal DOLAR?

4ª.pergunta: Quais os benefícios para países emergentes como o Brasil atuando dentro da globalização?

5ª.pergunta: Qual a importância da globalização no mundo moderno?

RESPOSTAS

1ª. – O fenômeno é antigo, mas teve desenvolvimento na era industrial do século XVIII (18).

2ª.  A globalização nasceu para facilitar o mundo econômico, através da permuta, venda e compra de manufaturados e matéria-prima.

3ª. A ONU, FMI e a moeda universal, DOLAR, nasceu em 1944, na cidade americana de Bretton Woods, um ano antes do fim da 2ª.guerra mundial.

4ª. Os países emergentes possuem grandes estoques de matéria-prima e agrícolas para exportação, além de vigoroso mercado interno.

5ª. Para o atual modelo econômico neoliberal, a globalização torna tudo mais simples e mais facilitado, pois os países importadores são facilmente atendidos pelos exportadores, tanto no campo da matéria-prima como agrícola.
Share this article :
 
Design Template by panjz-online | Support by creating website | Powered by Blogger