News Update :
Home » » O poder da farinha de linhaçaUm grão com mais de 5.000 anos (a.C.) se revela,agora,como essencial à saúde humana

O poder da farinha de linhaçaUm grão com mais de 5.000 anos (a.C.) se revela,agora,como essencial à saúde humana

Nos últimos anos, a linhaça (Linum usitatissimun – LINACEAE) vem ganhando um espaço cada vez maior graças aos benefícios que ela pode promover para nossa saúde. A farinha de linhaça é a principal fonte de ácido alfa-linolênico, lignana, ácido linoléico e vitamina E.

O ácido alfa-linolênico é uma gordura pertencente à família dos ácidos graxos ômega-3 e há algumas décadas vem sendo extensivamente pesquisado e seus benefícios comprovados. As pesquisas relacionaram a deficiência do ômega-3 a várias patologias, tais como câncer, doenças cardiovasculares, processos inflamatórios e doenças auto-imunes, obesidades, diabetes mellitus, desordens da pele, desconforto mamário, tensão pré-menstrual, depressão, osteoporose e esclerose múltipla. Estudos demonstram que a  linhaça reduz o colesterol total e o mau colesterol, conferindo proteção cardiovascular além de agir como antiinflamatório ao lupus-eritematoso e como antialérgico.

 lignana é o fitoestrógeno mais pesquisado recentemente pelos cientistas e oferece proteção contra doenças sensíveis aos hormônios sexuais, como o câncer de mama, endométrio e da próstata (no caso do homem) e problemas do cólon, além de ajudar a diminuir os sintomas da menopausa. Estes benefícios estão relacionados ao fato da lignina ser a precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona e estes exercerem atividade sobre o nível de estrogênio.

O ácido linoléico ou ômega-6 é utilizado como fonte de energia e matéria-prima do tecido nervoso e de substâncias que regulam a pressão arterial, coagulação, freqüência cardíaca, dilatação vascular, resposta imune, quebra de gorduras, tensão pré-menstrual e mastalgia (dor na mama).
Share this article :
 
Design Template by panjz-online | Support by creating website | Powered by Blogger