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O consumo excessivo de carne vermelha pode causar Diabetes

Para quem achava que o único inimigo do diabetes era o açúcar, está enganado. Recentemente, uma outra iguaria tem sido vista com desconfiança: a carne vermelha. O alimento virou foco de estudos que indicam que o abuso em seu consumo além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de tumores também pode estar relacionado ao diabetes.
Uma extensa pesquisa feita pela Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, revelou uma perigosa relação. Após acompanharem mais de 200 mil pessoas por uma média de 20 anos, os cientistas concluíram que consumir 100 gramas de carne vermelha por dia (peso equivalente a um bife), pode proporcionar até 19% de risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Já em 50 gramas de embutidos, como uma salsicha ou dois pedaços de bacon, o risco sobe para 51%.
Os estudiosos levantam a hipótese de que o perigo da carne vermelha seja por conta da presença de ferro do tipo heme, que em doses elevadas pode causar resistência à insulina. Ou seja: se o hormônio tem dificuldade de transportar a glicose para dentro das células, o sangue fica carregado de açúcar, o que traz a diabete à tona.
Outra teoria culpa a alta concentração de gordura saturada encontrada nos bifes, visto que o exagero neste tipo de gordura leva a um processo inflamatório no pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina.
Por serem abastecidas de conservantes como nitratos e sal, as versões processadas também apresentam grande ameaça. Isso por que os nitratos se transformam em nitrosaminas, substâncias consideradas nocivas para as células beta do pâncreas, responsáveis diretas pela fabricação da insulina. O exagero no sódio, por sua vez, está diretamente ligado à resistência do hormônio.
Ainda que os resultados destas pesquisas não sejam decisivos, estes estudos merecem atenção. A redução no consumo de carne já era sugerida para evitar o surgimento de problemas cardíacos. E agora, essa relação com uma possível causa de diabetes, merece que a questão seja repensada.
Para prevenir o surgimento de doenças, limite o consumo de carne vermelha a duas porções semanais. Para substituir o conteúdo de proteínas e ferro presentes na carne vermelha, você pode optar por peixes magros e misturas de cereais integrais com leguminosas, como arroz e feijão. O ovo também pode ser uma opção. Inclusive, estudos mostram que o consumo de até dois ovos por dia, é seguro e recomendado.
Para suprir as necessidades de ferro, em uma mesma refeição alie leguminosas a fontes de vitamina C. Ao comer feijão, tome suco de laranja, por exemplo.
 
Previna-se! A sua saúde merece este cuidado! ;)
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