News Update :
Home » » Cidade-Estado e Autogoverno: Honduras sai na frente

Cidade-Estado e Autogoverno: Honduras sai na frente


Cidade-Estado e Autogoverno: Honduras sai na frente

Cegueira política é quase total, no Brasil

 

Leiam a notícia:

Honduras quer construir nova cidade com suas próprias leis e  sistema fiscal para atrair investidores, tipo Cidade-Estado.

6 de setembro de 2012 - Os Watts Guardian / Jonathan

País da América Central espera imitar o sucesso de Cingapura e Hong Kong, através da construção de "Estado dentro do Estado", melhor dizendo Cidade-Estado.

Honduras está pronta para sediar um dos sucessos mundiais mais radicais  com experimentos econômicos sob um plano para construir a partir do zero as regras  de uma "Carta da Cidade" para  investidores estrangeiros.

O país centro-americano espera que o plano de desenvolvimento do modelo, que terá as suas próprias leis, sistema fiscal, judicial e policial, vai emular o sucesso econômico das cidades-estados, como Cingapura e Hong Kong.”

Ora, se compararmos as dimensões geográficas e ecopolíticas de Honduras chegaremos à triste conclusão que o Brasil está emperrado ainda no velho conceito de país-colonial, perdido em seus arroubos sócio-econômicos como ainda no tempo das Ordenações Afonsinas, Filipinas e Manuelinas, que sustentavam o Estado de Direito brasileiro até 1916...

O que fazem aqui os chamados municipalistas, em torno de algo que representa apenas uma quimera? O que fazem prefeitos e vereadores, astutos como são, que ainda não abriram os olhos para as grandes vantagens que podem representar a instituição de cidades-estados no Brasil?

Tem-se a impressão que muitos estão a dormir, ou singelamente marcando ponto apenas em torno de questiúnculas mais pontuais, porque ainda assim lógicas, em defesa das cidades, porém, claudicantes com relação ao futuro das populações que trabalham e produzem o PIB-nacional.

Como despertá-los?

A convocação está feita e convém, desde já, botar os olhos no que Honduras pretende, com esse dinamismo peculiar latino-americano. Temos de ganhar tempo, não apenas estacionar nos séculos da incipiente colonização portuguesa.

Avançar, é necessário! Para isto, será preciso disposição, pujança, amor à Pátria, vontade desenvolvimentista no caminho certo.

Os instrumentos estão à disposição. Honduras saberá aproveitá-los. Ficaremos na rabeira?

 


 

AME FUNDAÇÃO – www.ecologia.org.br  - JORNAL VERDE MUNICIPALISTA –  www.jornalverdemunicipalista.net.br  -     

                 -  atendimentojornalverde@gmail.com
Share this article :
 
Design Template by panjz-online | Support by creating website | Powered by Blogger